Você provavelmente já ouviu falar sobre quiropraxistas, terapia quiroprática, ou mesmo tratamento quiroprático no Tatuapé, enquanto assiste a um noticiário esportivo sobre o seu atleta favorito recebendo terapia por causa de uma lesão. Não é incomum, pois o tratamento quiroprático é comumente associado ao esporte. Se você está pensando que não precisa disso, já que não pratica esportes, pense novamente. A medicina quiroprática não é isolada ao mundo dos esportes; na verdade, você pode até ter uma lesão que precise de atenção quiroprática.

Desconhecido para muitos, práticas de quiropraxia são baseadas em vários princípios fundamentais. As suposições básicas por trás dessa forma de terapia incluem a crença de que o corpo pode se curar e que o cérebro controla as funções do corpo através do sistema nervoso. A crença de que o mau funcionamento da coluna tem efeito direto sobre o sistema nervoso, bem como sobre a saúde geral do corpo, também é um fator subjacente do tratamento quiroprático. Isso ocorre porque os tratamentos quiropráticos são geralmente focados em distúrbios neuromusculoesqueléticos ou SNM. Os distúrbios da SNM são geralmente diagnosticados nos músculos das costas e na medula espinhal.

Um princípio fundador da quiropraxia é o ajuste. O ajuste neste caso é um tipo distinto de manipulação de articulações usando direção controlada, alavancagem, força, velocidade e amplitude. Ajustes podem ser praticados em quase todas as articulações do corpo. Isso pode ser acompanhado por cavitação geralmente caracterizada por um som de estalo. O objetivo dos ajustes é afetar os nervos e o sistema nervoso para aliviar o corpo ao retornar à homeostase, restaurando a função e condição normal das articulações. Estes podem parecer técnicos, mas quiropráticos, terapeutas quiropráticos e praticantes de quiropraxia sustentam que o tratamento quiroprático também é uma arte. Arte em medicina quiroprática é vista como a intuição, experiência e habilidade que os profissionais empregam para diagnosticar com precisão a disfunção e anormalidade do sistema NMS do corpo. Testes específicos são administrados ao paciente para determinar a lesão, sua extensão e o tratamento ou técnica adequados que devem ser usados ​​para corrigi-lo. A arte também é vista em perspectiva como a sutileza do praticante na aplicação de técnicas. Os quiropráticos insistem que a graça e a fluidez do movimento são necessárias para não chocar o sistema do SMN e agravar a lesão.

Embora as pessoas com algumas lesões esportivas ainda estejam no topo da lista, outras lesões ou doenças também podem ser tratadas por quiropráticos, quiropraxia e tratamento quiroprático. Os relatórios indicam que há um número crescente de pessoas que beneficiam de quiropraxia ajuda a aliviar dores de cabeça, dor de garganta, artrite e outras dores musculares. Os pacientes também indicam que eles funcionam melhor e se sentem enérgicos depois de passar por tratamento quiroprático. Além disso, não há necessidade de se preocupar como quiropráticos passaram por um treinamento rigoroso e estudo por até 4 a 6 anos antes que eles possam obter a certificação. Como uma vantagem, a prática também é menos dispendiosa do que a cirurgia NMS que você pode precisar se continuar a ignorar seus problemas de NMS.